QUINTAS

A Região Demarcada do Douro divide-se em três sub-regiões – Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior – cada uma destas áreas com características particulares em termos topográficos, geológicos, climatéricos, hídricos, entre outros aspetos, que impressionam quem as visita e que tornam o Douro tão único e especial no panorama vinícola mundial.

Quinta Nossa Senhora da Conceição

A Quinta Nossa Senhora da Conceição, localizada na cidade do Peso da Régua, possui uma beleza absoluta e particular pelo seu alinhamento que aparenta a forma de uma impressão digital – sendo, por isso, eleita para integrar a capa do livro Douro Património Mundial. O seu posicionamento na região do Baixo Corgo torna-a privilegiada na produção de vinhos do Douro e do Porto, usufruindo de condições de excelência, tal como os microclimas únicos e excelente exposição solar, capazes de criar vinhos complexos, intensos e concentrados. Aos brancos (uvas brancas como Viosinho, Fernão Pires, Cercial, Rabigado e Malvasia Fina), as características climáticas dão a estes vinhos estrutura, elegância e longevidade. Aos tintos, (uvas de Touriga Nacional, Touriga Franca, tinta Roriz, Sousão e Tinta Barroca), a complexidade é o atributo imperativo.

Quinta da Marialva

Em 1999, a Quinta da Marialva foi totalmente reconvertida com o objetivo de assegurar a continuidade de produção de uvas top premium, nessa época escassas, que a marca 100HECTARES necessitava. Na sua fisionomia está presente a sistematização em patamares de 2 bardos e em declives acentuados, pensada com o propósito de obtenção de uma maior homogeneidade nas uvas. Nesta quinta estão presentes as castas mais tradicionais do Douro, como a Touriga Nacional, a Tinta Roriz, a Sousão e a Tinta Amarela, originárias dos vinhos 100HECTARES Touriga Nacional, cuja popularidade não desmente a qualidade dos mesmos. Estes resultados devem-se também à exposição predominantemente Norte e às temperaturas capazes de atingir os 45ºC no Verão em altitudes que variam entre os 200 e 300 metros.

Quinta do Couraceiro

A Quinta do Couraceiro localiza-se na frescura da Serra de São Domingos na vila de Valdigem, distrito de Lamego. Entre os anos de 1998 e 2007, passou por um processo de total reconversão, sendo implementadas vinhas novas, recorrendo sobretudo a castas mais tradicionais do Douro. No caso das castas brancas como a Rabigado, Viosinho, Côdega do Larinho, Cercial, Fernão Pires, Folgasão e a Malvasia Fina, foram plantadas a grandes altitudes, entre os 400 e os 550 metros. Já as tintas, como a Tinta Roriz, a Touriga Franca e a Tinta Barroca, foram plantadas até aos 400 metros. Destas castas, estrategicamente bem posicionadas, nascem os nossos vinhos 100HECTARES Branco, 100HECTARES Côdega do Larinho, 100HECTARES Colheita Tinto.